PDA

Vizualizar Versão Completa : dt200 fervendo

Filipinho
05-07-2004, 15:05
iauhahaiuah... sei que isso é mais que normal... ontem fiz a primeira trilha com a minha dt200 e vou dar uma geralzona nela.. no comeco da trilha a mangueir da refrigeracao estourou fizemos uma gambiarra e notamos que a mangueira esta meio ressecada... é facil achar essa borracha? ela pode estar ajudando a ferver né? ja estou usando o autolub como expansor e vou colocar uma ventoinha... mais qual colocar? acho que isso resolve o probema neh?

Lucas2
05-07-2004, 15:12
A ventoinha resolve muito... Os caras que conheço colocam é o ventilador do FIAT 147 ( aquele pequeno ), e da muita diferença!

apalareti
05-07-2004, 15:14
Não esquenta não, deixe que o motor faz isso pra você! He, he, he...
Tem gente que coloca ventoinha de barco, de computador, o que soprar tá valendo.
Já vi uma DT com cebolinha e ventoinha de CB500. Não deve dar nenhum chabú.
Eu comprei mangueira de passat e coloquei ela inteira. Aumenta em 300ml a capacidade de água. Fiz também um dissipador de calor com canos de cobre (usados para gás) e coloquei na frente do radiador. Aumentou mais uns 300ml. Coloquei também uma ventoinha de computador que fica ligado junto com a ignição. Não tive mais problemas de aquecimento.
O que também ajuda muito é que o motor esteja afinado, uma boa carburação não esquenta muito o motor.
Quando estiver pilotando lembre-se que o giro alto do motor esquenta a moto, porém na desaceleração ele acaba esfriando, isso porque a água do radiador irá circular mais rápido quando o giro estiver alto, pois é o eixo do virabrequim que aciona o helice da circulação.
Boa sorte com a motoca!!!

vivanzin
05-07-2004, 17:00
A minha ferveu pela 1ª vez esse fim d semana tbm... onde se coloca a ventoinha, na frente ou atras do radiador? Ela queima se molhar?

Lucas2
05-07-2004, 18:06
Eu sei que o cooler de computador queima se molhar...

Monteiro
05-07-2004, 18:07
A minha ferve toda trilha!!!!
Acho que é normal isso...Pelo mmenos da p/ sentir que to acelerando pacas...Quando ferve, paro p/ descançar e completo com agua fria...

SandroDT
05-07-2004, 18:32
Originally posted by Lucas2
Eu sei que o cooler de computador queima se molhar...

Não queima não, eu já cansei de lavar minha moto com a ventoinha ligada e não deu problema nenhum, também já afundei ela numa poça de água e eles continuaram funcionando.

Agora esta questão de refrigeração é muito importante, não dá para ficar colocando qualquer coisa no radiador, tem que fazer uma mistura 50% água e 50% aditivo de marca boa (pode ser o de carro) aí sim a moto vai bem, vai preservar o motor pode dentro e você não vai ter que escutar de alguns colegas do fórum que você poderia levar um pouco de pó de café e fazer um cafezinho no meio da trilha.

Abraços a todos !!!

Aureo Ribeiro
05-07-2004, 18:45
Não entendo de DT, mas como disse o Sandro, se vc colocar o aditivo corretamente e de boa qualidade acho que demora mais para a água chegar ao ponto de ebulição (ferver), pelo menos com carros e tratores funciona assim ...

Filipinho
05-07-2004, 19:46
Po galera nessa de fica fervendo, motor deu uma fudidinha, ainda nao abri mais a cor do dilindro esta modificada, amanha o mecanico vai abrir pra ver se deu alguma coisa... Vamos torcer pra estar td em cima neh.. ehhe.. vlws...

vivanzin
05-07-2004, 19:46
O antigo dono da minha moto disse q sempre uso aditivo puro pois o radiador da DT eh pequeno... tem algum problema nisso?

Filipinho
05-07-2004, 19:48
Originally posted by vivanzin
O antigo dono da minha moto disse q sempre uso aditivo puro pois o radiador da DT eh pequeno... tem algum problema nisso?

Cara é o seguinte o aditivo (radcool...) eles aumentaum o ponto de ebulicao da agua de 100ºC se voce colocar 100% de aditivo o ponto fica por volta de 150ºC e o limite de trabalho do motor é 130ºC ou seja estara passando o limite... Mais eu mesmo assim uso 100%... Me corrijam se estiver errado...

rogerio
05-07-2004, 20:06
Aí, a ventoinha fica atras do radiador puxando o ar que passa pelas colmeias para tras. Uma coisa interessante é verificar o estado das aletas das colmeias pois são elas que dissipam igualitariamente o calor.
Refrigeração é um problema cronico de DT200, pois tem um radiador incapaz de refrigerar adequadamente para o esforço da moto principamente em trilhas. Na minha antiga coloquei o radiador da Agrale que é maior e tive de colocar uma adaptação pois o mangote ficou mais longo aumenteando a sua capacidade. tb tirei a valvula termostatica e trocava o reservatório de oleo pelo de agua para aumentar ainda mais a sua capacidade de armazenamento, misturava o oleo direto no tanque. Coloquei a ventoinha de computador radcool 80% e agua mineral, rezava 3 pais nossos e sessão de bumbos nas sextas a noite em vespera de trilha. Num tinha jeito, mesmo com todas as gambiarras e misturas a motinha era alegria da galera pois sempre tinha café no bule depois de atoleiros e subidões... :(
Abraços, e boa sorte Dtzeiros...

vivanzin
05-07-2004, 20:43
Eu já ouvi falar q dá pra colocar um radiador de ar condicionado do outro lado, ficando com dois radiadores... será q fica bom? ou intaum colocar outro radiador de DT mesmo...

Predador
05-07-2004, 22:48
Alguém já foi na concessionária ver quanto sai a ventoinha original?

Roni
05-07-2004, 23:05
Mais uma vez darei meu depoimento...rsrsrsrsr
Minhas DTs nunca ferveram, mas isso vai de uma série de "tratos" que vc deve dar na moto, como:
Tirar a válvula termostática,
Tampa do radiador sempre nova,
junta do cabeçote ORIGINAL (paralela ferra rapidinho)
Radiex puro,
E o mais importante é nào fritar a moto em enroscos, pois muitas vezes o pessoal fica acelerando com a moto encalhada e se voltar uns 10cm para trás e arrancar de vez, vc acaba transpondo o obstáculo, outro detalhe é que quando vc tem a chance de torcer os cabos em um local livre, faça, pois isso ajudará na refrigeração!!!
Muitos aqi já fizeram trilhas comigo e eu de Dt200 e sabem que as motinho bem tratadas não dá chabú!!!
Outra coisa que acontece com frequ6encia é a algumas pessoas tirarem as aletas do tanque ou o defletor que fica na frente do radiador e isso causa superaquecimento também!!!
Boa sorte,

vivanzin
06-07-2004, 0:06
Roni, onde fica a valvula termostática?

Luiz DT 200
06-07-2004, 1:51
A Minha Ferve mesmo assim, já perdi a paciencia!!

Não tem valvula termostática, uso junta original e nova, Tampa do radiador zero bala, já usei até 100% Rad-cool, ventuinha de vários tamanhos, expansor de 1 litro de água, e a FDP continua fervendo...

Comprei a moto batida, e o radiador estava amassado, agora arrumei um radiador melhorzinho c/ o mecânico, vamos ver se resolvo o problema...

kique #00½
06-07-2004, 9:37
A melhor solucaum para esse preblema é levar em todas as trilahs alguns saquinhos de cha e um pouco de açucar......assim vc podera tomar o cha as trilhas...enquanto aguarda esfriar a chalera.......hehehehe

tubarao
06-07-2004, 11:00
O Filipinho está certo, não é legal colocar aditivo puro no radiador. Fazendo isso talvez a moto não ferva, mas vc poderá estragar ou travar o motor por causa do aumento da temperatura.

Alguém já tentou colocar uma bomba dágua que tenha maior fluxo? Várias empresas lá fora fazem bombas de maior capacidade e de melhor material, como o alumínio.

Vejam o link, a LT Racing e a Boyesen são só um exemplo, existem vários outros fabricantes.

http://www.lt-racing.com/

http://www.boyesen.com/article/articleview/17

http://www.lt-racing.com/images/impeller_lg.jpg

Originally posted by Filipinho

Cara é o seguinte o aditivo (radcool...) eles aumentaum o ponto de ebulicao da agua de 100ºC se voce colocar 100% de aditivo o ponto fica por volta de 150ºC e o limite de trabalho do motor é 130ºC ou seja estara passando o limite... Mais eu mesmo assim uso 100%... Me corrijam se estiver errado...

tubarao
06-07-2004, 11:03
Olha só o que pode acontecer com uma bomba dágua de plástico que trabalha com excesso de calor. Essas bombas deveriam ser feitas em alumínio e nao em plástico.

http://www.lt-racing.com/images/failed_impeller2.jpg

Az3
06-07-2004, 11:33
Galera e o seguinte:
1º- Alguem ai ja usou aquele radiador extra da MRP, fica legal?
2º- Esse ventilador der Fiat 147 e o q joga ar dentro do carro ou e a ventoinha do radiador do carro?
3º- Essa bomba de maior capasidade q vcs colocaram na foto, cabe na DT200? Como e q se compra um treco desses aqui no Brasil, so importando direto do fabricante ou tem alguem q vende?

[Edited on 6-7-2004 by Az3]

SandroDT
06-07-2004, 11:38
Originally posted by Predador
Alguém já foi na concessionária ver quanto sai a ventoinha original?

A um tempão atrás eu perguntei em uma concessionária, o cara foi dizendo: tem o suporte, o sensor, o ventilador ..... 290 reais !!!!

É muito caro, eu sinceramente uso ventoinha de computador (custou 8 reais cada uma).

Vejam como ficou no link abaixo:

http://www.sandroluisk.pop.com.br/ventilador_radiador.jpg

Abraços a todos !!!

vivanzin
06-07-2004, 11:45
Sandro, ajuda bastante essa ventoinha ou não? como vc fez pra prendê-la?

tubarao
06-07-2004, 11:47
Az, realmente eu nao sei se essas bombas cabem na DT. Uma idéia é tentar tornear uma usando a bomba original da DT como molde e tentar aumentar um pouco o tamanho das pás.

Predador
06-07-2004, 11:51
ATENÇÃO: LIGUEI NA PROMOTOS, CONCESSIONÁRIA AQUI EM CURITIBA (41 3335225):

VENTOINHA: 82,00
SUPORTE: 41,60

INTERRUPTOR, TERMOSTATO E OUTRAS COISAS QUE NÃO PRECISA COMPRAR: +-140,00

PORTANTO TOTAL = 123,60

Comparado com uma ventoinha de computador é caro, mas pra ficar tudo certinho, sem gambiarra, com uma ventoinha que puxa muito mais ar e refrigera muito mais, que pode molhar, quem sabe eliminar o problema de ferver, etc,etc,etc eu acho que é um valor bem acessível.

Se alguém for ligar ou comprar lá pede pra falar com Sandro, que é amigo meu.

SandroDT
06-07-2004, 11:56
Sandro, ajuda bastante essa ventoinha ou não? como vc fez pra prendê-la?

Na minha opinião ajuda sim ! a questão é que você também precisa usar o aditivo na água, manter as aletas bem limpas e desentortar as que estão muito tortas para melhorar o fluxo de ar que passa no radiador.

eu instalei uma chavinha liga-desliga, quando eu vejo no termometro que tá chegando no vermelho eu já ligo e pronto, a ventoinha vai mantendo a temperatura, quando você pega trechos mais livres aí a ventoinha ajuda ainda mais a refrigerar.

Eu prendi usando arame fino, mas resistente o suficiente para prender sem arrebentar, atravessa os furos de fixação do ventilado e as aletas do radiador e amarra do outro lado do radiador.

Para ligar, aí você vai ter que usar algum ponto de alimentação, bateria etc, eu uso a própria fiação original que é para colocar ventoinha original.

Falou, qualquer coisa é só mandar mais dúvida.

RomuloSC
06-07-2004, 14:11
Coloquei a ventuinha da própria Yamaha, mas ela acabou queimando após umas 10 trilhas. Não ficava sempre ligada. Coloquei um botão no guidão e só ligava quando tinha enrosco pela frente ou quando ficava direto em alta.
Fiquei decepcionado pois peguei uma grana por essa porcaria, nunca a submergí e cuidava na hora de lavar. Claro que molha um pouco, mas esperava que guentasse mais. Vou tentar essa de Fiat 147 para ver se é melhor.

vivanzin
06-07-2004, 17:51
Tem problema se eu colocar uma ventoinha d computador e deixar ligada direto?

apalareti
07-07-2004, 2:38
Eu coloquei ventoinha de computador e já fiz umas 8 trilhas. Na hora de lavar a Wap não tem dó. Até agora nenhum problema. Já ví ventuinha de DT também por R$ 80,00. Más a de computador é mais barata. Só que por ser mais fraca, o ideal é ficar ligada direto. A minha está ligada junto a ignição da moto, girou a chave ela liga.
Fiz um dissipador de calor com cano de cobre. Não tive mais nenhum problema.
Se alguem tiver interesse eu tiro umas fotos do dissipador.

vivanzin
07-07-2004, 11:26
Pala, se der manda umas fotos do dissipador ai por favor...

Valeu!

Devanzin
07-07-2004, 12:09
boa ideia Pala e se resolve o problema ta otimo...

[Edited on 7-7-2004 by devanzin]

apalareti
07-07-2004, 20:01
Vou tirar umas fotos e posto aqui, gastei uns R$25,00.

Monteiro
07-07-2004, 23:09
Pala, manda as fotos que tbm to interesado....Abraços

Treiero
08-07-2004, 20:45
Opa !!
Ae..
essa ventuinha é que tamanho ?? (8x8; 9,2x9,2 ou 12x12 ??)
se for 8x8 tem uma que se chama ThermalTake Case Fan 2 ...
poatsz..
ela custa meio carim (50 conto) mas eu posso garantir que é mais forte do q qlqr outra de mesmo tamanho !!!! ë um absurdo (se naum me engana, 79CFM !!!!!!! contra 20 e pokos das baratinhas....)
Fazer uma tubulação de cobre ajuda mto mesmo mas... se fosse de aluminio seria beeeeiimmmm melhor...
o cobre é um otimo "retirador" de calor ... entaum, se usa ele na base de coolers .... jah o aluminio transfere pro ar com uma eficiencia quase inigualavel (se naum fosse pela platina.... seria o the best.....)
e otra... creio q atras do radiador essa tubulação seria melhor.... pq na frente ela atrapalha o fluxo de ar q vem pra original....
bom... é isso !!

apalareti
17-07-2004, 15:06
Conforme havia prometido seguem as fotos do dissipador.
Notem que também mantive uma mangueira bem comprida para aumentar o volume de água, ela dá a volta em baixo do tanque e depois retorna para o radiador.
Primeiro a água do motor vai para o dissipador, pois como o cobre é menos eficiente que o alumínio ele terá mais eficiência enquanto o líquido estiver muito quente, depois dá a volta na mangueira e então entra no radiador.

http://www.terrasolta.com.br/images/upload/Pala/Dissipador/1974.JPG http://www.terrasolta.com.br/images/upload/Pala/Dissipador/1975.JPG

[Edited on 17-7-2004 by apalareti]

Treiero
17-07-2004, 16:48
Caramba !!!
q gambi perfeita !!! parece até com as minhas aki no meu PC e no carro da minha mãe!!
hueheuhuhahahuahuah
Mas ae...
essa ventoinha é a 8x8 cm certo ??
pelo q vi na foto.. dah pra colocar até + de uma!!!
dae fica mto rox !!!
sobre o q vc falow q almentou 600ML.... na boa cara... esquece !!!
nem fu q aumentou issu tudo... nu max uns 200ML !!!

apalareti
17-07-2004, 20:20
Treieiro, se vc acha que é mentira OK. Más vc é ruim de calculo heim!!!!
Não dá para colocar mais uma ventoinha, a menos que se reitre a mangueira do cabeçote e coloque por algum outro caminho.
De qualquer forma está aí a dica.

[Edited on 17-7-2004 by apalareti]

vivanzin
19-07-2004, 14:17
Fico legal heim... mas naum deu mto trabalho? Vc soldou os canos? Parou d ferver?

Filipinho
19-07-2004, 14:44
Ai coloquei ventuinha na minha moto tb... A principio nao deu nenhum problema apesar de eu nao ter pego trlhas pesadas... Nao sei do que é o motor... Mais o mecanico me cobrou 50 pila pela ventoinha e adaptacao, que ficou muito boa... Assim que der tiro uma fotos dela...

vivanzin
19-07-2004, 15:03
Pala, como vc fixou os canos?

apalareti
19-07-2004, 15:12
Eu soldei os canos com maçarico.
Para fixar eu usei parafuso de rolo (arame).

vivanzin
19-07-2004, 23:28
Será q naum tem como colar os canos sem maçarico? Qual o diâmetro dos canos q vc usou? Vlw!

apalareti
20-07-2004, 17:11
São aqueles usados para encanamento de gás. Acho que é de 1/2.
Tentei colá-los no fogo do fogão, e teve alguns que consegui, já outros deram vazamento. Antes de colocar na moto levei numa oficina de radiadores para o cara testar com pressão.

Treiero
25-07-2004, 20:29
Ae cara.....
naum interprete minha "desconfiança" como um....um.... sei lah....
tah parecenu q te chamei de mentiroso e naum foi beim issu.....
mas é que..... tem ideia do que é 200ML ?? um copo cara !! parece poko mas... vai virando ae nesses caninhos... e fora q a tubulação de carro q vc pos deve ter um diametro INTERNO igual a original se naum, fcaria folgado e vazaria... naum concorda comigo ??
Sobre a ventuinha... ficow mto showz a adaptação, naum discordo..... mas EU pretendo colocar + de uma..... pode ser do outro lado, mais acima..... ou do mesmo porem com umas astes para adaptar......
a tubulação tb tah showsz d+ !!!

t+ !!!
Cadu