PDA

Vizualizar Versão Completa : Aquecimento DT 200

apalareti
29-03-2004, 11:40
Galera TS, o que é mais eficiente:

Colocar a caixa de alumínio no lugar do reservatório de óleo para aumentar a quantidade de líquido do sistema, e fazer uma pequena troca de calor, afinal a localização não é tão ventilada. Ou adicionar mais um radiador do lado esquerdo interligando a saída de água do primeiro radiador (saída superior do lado esquerdo) com a entrada inferior do segundo radiador do lado direito, aumentando a quantidade de líquido e também a maior troca de calor por estar posicionado a frente da moto?
A caixa de alumínio, segundo o Danilo custa R$70,00, e uma vez chegou a ferver. Alguém já instalou o segundo radiador? Quanto custa aproximadamente um radiador usado de ar-condicionado (os que ví chegam perto do tamanho do original) para se adaptar, pois o original custa R$ 1.000,00 na concessionária?

apalareti
29-03-2004, 13:15
Crosschao, borbulhou quando o ponteiro já tinha entrado no vermelho. Ela ferveu mesmo, não acredito que seja junta, pois o motor tem 100Km e é tudo original. Ela continuou borbulhando depois de desligada por uns 2 minutos.

apalareti
29-03-2004, 13:46
Valeu Crosshcao, depois te conto o resultado.

Luiz DT 200
29-03-2004, 13:46
Pala,
isso acontece mesmo!... são vários os fatores que levam a isso..ou até mesmo uma somatória deles..

No caso da minha, eu "apelei" ela vivia fervendo, ai eu troquei a tampa do radiador, troquei as juntas do motor, coloquei o reservatório de aluminio, torniei a boca do radiador, e coloquei um aventuinha. só agora depois de tudo isso ela parou de ferver!!

outra dica é não ficar "fritando" o motor, se sentiu que a roda de tras está girando em falço.., não adianta ficar acelerando..

Mas de resto é assim mesmo, ferveu pare, tome uma água.descanse um pouco..ai volta p/ a trilha...

falô!!

apalareti
29-03-2004, 13:59
Luizão, você me falou, inclusive depois que vc falou de ter mandado arrumar o radiador, resolvi mandar verificar o meu. Vou também procurar uma tampa de Ranger para trocar a minha. Ouvi dizer que se ela não mantiver a pressão correta o líquido ferve mais cedo.
Só tinha mesmo a dúvida do reservatório de alumínio, pois acho (confirmado pelo Crosschão) que o radiador adicional faria o papel do reservatório em aumentar o volume de líquido com a vantagem de ter uma troca mais eficiente de calor.
Já quanto a fritar o pneu, não sei se por influência das motos speedy, más é o que achei mais legal. Estar no subidão e ficar bombando o acelerador e jogando terra pra traz é o melhor. Na lama e dentro do riozinho eu também gostei de fazer isso.
Até mudei meu nome, agora vai ser Alexandre "frita pneu" Palareti

[Edited on 29-3-2004 by apalareti]

Walace
29-03-2004, 14:04
Uma dia importante... Coloque aditivo de radiador. Ajuda muiiiito na refrigeração!!! Eu fiz isso tbm na minha DT.

Abraços

rogerio
29-03-2004, 17:53
Ahhh.... Quando eu tinha uma, levava uma coisinha a mais com os outros acessorios das Dts 200 ! Um saquinho de café e uns biscoitos, ara diversão garantida para todos principalmente nos dias de frio.... Isso não é uma jabiraca borbulhante é um BULE ambulante!!!! Rssss

Danilo
29-03-2004, 18:16
Bom o primeiro passo nos ja te falmos, ARRANCA AQUELE PAINEL que ela nao esquenta ou pelo menos vc nao ve esquentar...rsrsrs

Mac
30-03-2004, 8:48
Eu uso um radiador auxiliar da axis 90, o reservatório de expansão é o original(óleo 2t+água) e tenho uma ventuinha de barco(utilizada para tirar os gazes do compartimento do motor do barco. Prá ferver precisa de muito esforço...

batata
30-03-2004, 10:29
ae sua moto tá parecendo uma caldeira, a minha agralha era assim 10 min de trilha travada tava fervendo, faz o que os caras falaram, tem que por reservatório auxiliar, ver se não vaza na tampa ou nas juntas troca toda a agua e poe aditivo 50% e evita ficar queimando embreagem, a tocada influencia muito tb, na minha ex-agralha nunca mais ferveu, falou.

Roni
30-03-2004, 10:58
Mesmo tendo um monte de gente que não concorda com isso, eu nunca usei ventoinha, radiadora auxiliar, nem nada...eu usava Radiex puro no sistema e as motocas não ferviam!!!
Perguntem para o Filipinho se a motoca que eu vendi para ele ferve??? e é uma das melhores DT200 que eu já vi andando!!!
MAs o que o Luiz falou é muito importante...

apalareti
30-03-2004, 11:09
Entendo Roni, pelo que já lí aqui no TS, o problema é que como essas bicicletas são velhinhas, o sistema de arrefecimento dificilmente estará 100%, a começar pelas colméias tortas. O caso do meu é mais grave ainda, pois está amassado na lateral e no bocal de baixo. Acho que por isso é que ferve tanto, além do motor ter acabado de sofrer um encamisamento. Enquanto não alcanço uma melhor eficiência vou tentar arrumar outro radiador e instalar uma ventoinha. Vou experimentar esse tal de Radiex 100%.
Em outra moto que tive usava o Inugel da Motul, e conversando com uns caras de preparação de motores, descobri que existem uns líquidos caros e muito mais eficientes. Como seria a classificação, será que existe mesmo muita diferença entre líquidos de refrigeração?
Radiex?
Inugel?
Radcool?
Qual é o melhor?

Luiz DT 200
30-03-2004, 14:02
eu uso radcool 500 ml e completo c/ água, mas na minha moto cabem 1,6 litros de água.
Eu nunca vi, mas acho que 2 radiadores ia ficar perfeito!!
>Mac : essa ventuinha de barco , onde encontra? é cara???

tubarao
30-03-2004, 14:15
Nao concondor em usar 100% de aditivo puro (concentrado) no radiador. O certo é usar uma mistura de 50%. Vou explicar porque:

O motor foi projetado para trabalhar a um maximo de 120ºC. Como a agua pura ferve a 100ºC quando o motor chega a essa temperatura ela vai ferver, vai sofrer uma dilalataçao e vai ser expulsa do radiador, o que é ruim.
Por outro lado quando se usa aditivo concentrado puro ele ira ferver pra cima de 150ºC que é uma temperatura muito acima do limite de projeto da moto. Nessa situaçao é muito perigosa pois pode ocasionar a dilatacao excessiva do pistao desgastando severamente o motor podendo ocasionar o seu travamento. Alem disso o aditivo é mais viscoso que a agua o que força a bonba d'agua.

O ideal é usar uma mistura de 50% de aditivo p/ 50% de agua destilada. Essa mistura ferve a 120ºC que é a a temperatura maxima de trabalho do motor. O fato dessa mistura ferver é um mecanismo de defesa e protecao do motor. Pensem bem sobre isto.

tubarao
30-03-2004, 14:23
A DT200 tem um problema cronico de refrigeracao dependendo do uso ela ferve ate mesmo na cidade. Para melhorar a refrigeracao o melhor que poderia ser feito é a colocaçao de um radiador auxiliar, mas eu nunca vi nenhuma DT com isso. Alternativamente pode-se instalar uma ventoinha para forcar a passagem de ar pela colmeia do radiador quando ela estiver parada ou em baixa velocidade. Quanto mais robusta for a ventoinha melhor. A ideia de colocar uma de barco foi muito interessante. Como terceira opcao pode-se aumentar o volume de agua do sistema colocando um expansor ou reservatorio maior. Porem essa solucao tem um porém: quanto maior é o volume de agua circulante, mais essa agua demora p/ esquentar, mas tambem mais demorado será o resfriamento dela, contando que se tenha um unico radiador. Por isso tomem muito cuidado ao aumentar demais o volume de agua. Aumentar um pouco é OK, realmente ajuda pois o volume de agua da DT é muito pouco, só não exagerem muito nesse aumento.

apalareti
30-03-2004, 14:31
Tenho mais uma preocupação. A bomba de água vai conseguir fazer a água circular em dois radiadores com a mesma eficiência?
Pensei também que a velocidade com que a água circula é fundamental para diminuir a temperatura, pois reparei que ela refrigera mais rápido em uma descida quando estou com a moto engatada e a bomba rodando mais rápido, do que quando pressiono a embreagem e a rotação diminui. Pensando desta forma, não seria interessante colocar uma bomba de água elétrica e de maior vazão?

tubarao
30-03-2004, 14:39
Colocar uma bomba elétrica não é uma boa solucao pois se ela pifar vc pode dizer adeus ao motor. Uma bomba mecanica é infinitamente mais confiavel do que uma eletrica, pois enquanto o motor está funcionando ela tambem estará. Quanto à vazao da bomba da DT200 eu nao sei dizer se ela será suficiente ou nao. Essa é uma boa questao... Só sei o que influencia na vazao da bomba é o tamanho e o formato de suas pás.

apalareti
30-03-2004, 14:46
Tuba, pensei em adicionar a bomba elétrica, o que deve inclusive somar forças com a mecânica.
Quanto as pás da bomba, elas parecem pouco eficiente.
Sei que existem medidores de vazão, alguém conhece alguma oficina que tenha isso para verificar a vazão da bomba?
Será que não são as pás desgastadas por rodarem muitas vezes só com água, o que não lubrifica a bomba, que existe essa eterna discussão do porque umas esquentam mais e outras menos?

bacana00
30-03-2004, 14:49
Aparaleti,

Voc~e já verificou sua bomba dágua? Pergunta, o que viocê chama de ferver, é só o barulho de burbirinho no reservatóprio ou sai aquela zona de vapor dágua por baixo.
A DT 200 pode ferver por algusn motivos:
1. Junta de cabeçote vazando - acontece quando espana os prisioneiros ou quando se usa ela fervendo por muito tempo.
2. Boracha inferior do cilindo danificada ou faltando _ a bomba dágua trabalha sem pressão, tem água e tudo mas ela não circula.
3. Bomba dágua com as palhetas quebradas ousem funcionar...
4. Andar muito em baixo giro - amoto precisa trabalhar em giros médios e altos para que a bomba dágua consiga refrigerar o motor corretamente...
5. YPVS desregulado ou desligado - Aì ela ferve mesmo pois você exige 3 vezes mais do que o motor pode eferecer...

apalareti
30-03-2004, 15:09
Bacana, tudo isso já foi verificado e a maioria trocada, inclusive essa borracha que vai na base. O motor está com + ou - 120Km, encamisado e com pistão standar, tudo original.
Não foi por andar em baixa não, e sim alta, num subidão e em 1º marcha. Borbulhou más vazou pouco pelo reservatório pois o mesmo já estava muito cheio.
Pelo que já lí a respeito, acho que o problema de aquecimento é item de série da DT200, salvo alguns casos como o da DT do Felipinho. E justamente por causa desta DT que estou levantando a hipótese das pás da bomba.
Mechi muito com bombas de aquário, e percebi que quando existe uma folga no eixo da helice ela vibra muito, fazendo com que sua eficiência diminua, muito provavelmente pela turbulência causada pela vibração. Aos mecânicos e engenheiros de plantão, vocês acham que essa observação tem sentido?

Predador
30-03-2004, 16:30
Pessoal, uma coisa que eu já tinha postado. NÃO usem ventoinha de computador, passem em uma loja de eletrônica industrial e comprem uma ventoinha maior, que é da largura do radiador e cabem duas, uma em cima outra em baixo. Ela refrigera muito mais que a de computador.

prazeres2
31-03-2004, 13:57
A observação do eixo gasto faz muito sentido sim.
Bombas centrífucas tem bastante precisão e não devem trabalhar com folgas pois perdem muita pressão.

Mas eu acredito mais que o efeito seja por conta do eixo folgado faz as paletas da bomba tocarem as paredes causando desgastes em ambas.
Isso daria uma boa queda de desempenho da bomba.

apalareti
31-03-2004, 14:03
Seguinte, vou ver o preço desta helice. Encontrei também um radiador de ar quente (carro) que acho que dará para adaptar, me pediram R$ 50,00 novo. Provavelmente na sexta ou sábado tentarei as adaptações. Depois conta a vocês.

Roni
31-03-2004, 14:06
Num falei que naun iam concorda comigo...mas que funciona, funciona!!!

apalareti
31-03-2004, 14:08
Não entendi Roni!

Roni
31-03-2004, 14:12
Sobre o lance de 100% Radiex!!! Entendeu?

apalareti
31-03-2004, 14:17
Com certeza vou testar, já testei 100% água, 50% Radcool, 100% Radcool. Não deu grande diferença. Depois da adaptação vou testar de novo.

Mac
01-04-2004, 9:12
Luiz,

A ventuinha de barco custa entre R$110 a R$130,00 dependendo do tamanho.
O troço parece um turbilhão... e dissipa muito bem o calor!! Alem de ser a prova da agua.

RomuloSC
01-04-2004, 12:02
Na autorizada Yamaha existe uma ventoinha específica para DT 200. Na época paguei R$ 90. Além disso tem o suporte do ventilador e o botão para acionar, que pode ser automático (termostato). Fica bem feito, só não gostei que ele fica no canto inferior do radiador e é bem de molhar. Fica legal.

bacana00
01-04-2004, 13:06
apalareti - Se quiser tentar tenho um radiador de Dt 200 que troquei da minha achando que o probelmas era ela, mas não era não, o problema era do cabeçote... Se quiser pode tentar colocá-lo, ou então passa numa casa de radiadores e peda para fazer um com mais capacidade. Fiz isso na minha Agrale com o do Fiat e ficou muito bom...

apalareti
01-04-2004, 15:45
Galera, acabei de comprar um radiador de ar quente do corsa. Ele tem aprox. 16X18X4 cm. Daqui a pouco vou tirar o reservatório do autolub e tentar colocá-lo lá. Dava até para colocar na frente do original sem raspar no paralama, más acho que ele tampa muito o outro e por isso não seria tão eficiente. Pensei também em colocar uma ventuinha em baixo do banco para resfriá-lo.

01-04-2004, 15:50
ae nao dá pra colocar do outro lado do tanque????

apalareti
01-04-2004, 17:50
André não dá. Aliás também não consegui colocá-lo no lugar do reservatório de óleo. Vou devolver e comprar um boiler mesmo.
Alguém sabe onde compro o boiler (reservatório de alumínio que instala no lugar do reservatório de óleo) aqui em SP?

RomuloSC
01-04-2004, 21:49
Se não me engano, sempre tinha uma oferta desse expansor na MRP Racing Na revista Dirt Action). Só não lembro se era em SP. O site é http://www.mrpracing.com/
Falow

apalareti
01-04-2004, 23:47
Oi Romoulo, valeu, más é fora de Sampa, e eu tô precisando para este fim de semana. Não tô afim de ficar me ferrando de novo com minha panela de pressão. E a MRP não fica em Sampa. Aliás onde fica (015)?

[Edited on 2-4-2004 by apalareti]

Leleco
02-04-2004, 8:41
Pala,

Será que precisa tanto mesmo? Toda moto às vezes ferve em trilha muito travada. Minha DRZ às vezes ferve, já vi outras especiais ferverem um pouco também. Assim que sai da trilha travada e dá uma refrigerada, passa...

Não pode é deixar fervendo muito por muito tempo, aí pode queimar junta, etc...

Para a maioria dos casos (não sei da DT) somente uma ventuinha resolve, pois ferve somente por falta de ventilação no radiador para troca de calor.

Outra solução é andar mais rápido... hehehe

tubarao
02-04-2004, 9:58
Ae Pala, a MRP fica aqui em Campinas. Pega ai o telefone deles: 19 3252-0916 / 19 3252-1194

Originally posted by apalareti
Oi Romoulo, valeu, más é fora de Sampa, e eu tô precisando para este fim de semana. Não tô afim de ficar me ferrando de novo com minha panela de pressão. E a MRP não fica em Sampa. Aliás onde fica (015)?

[Edited on 2-4-2004 by apalareti]

apalareti
02-04-2004, 11:12
Valeu, já tenho o site e o telefone deles, o problema é que domingo vou andar em Alphavile. Como não consegui o boiler vou fazer o seguinte:
Comprei uma mangueira grande e vou fazer a saida do motor dar uma volta grande antes de ir para o radiador aumentando o volume de água em +ou- 200 a 300 ml.
Vou colocar o reservatório do auto lub como expansão.
Vou por uma ventoinha também.
Espero que dê para fazer a trilha domingo.
Depois eu conto como ficou.
Valeu galera!

Luiz DT 200
02-04-2004, 13:55
cuidado p/ não extourar essa mangueira !!!!

apalareti
05-04-2004, 23:03
Como assim extourar?
Olha, consegui fazer a trilha das águas domingo em Alphavile, abusei do motorzinho, subia sempre bombando e jogando terra para cima. Não sei ainda dizer se resolveu o problema, afinal era a trilha das águas e choveu bastante, por outro lado a trilha estava bastante pesada pela quantidade de lama, a moto sambou a trilha inteira, e o giro do motor ficou sempre entre 5 e 8 mil giros.
O investimento, foi baixo, R$17,00 pela magueira, + uma ventuinha de computador que apesar do aguaceiro de domingo continua funcionando muito bem.
Detalhe, coloquei a ventuinha na parte dianteira superior do radiador por causa da falta de espaço por conta da nova mangueira. Percebi após a trilha que um dos poucos lugares que não tinham barro na moto era justamente a parte superior frontal do radiador, acho que por isso a ventuinha está intacta.
No dia anterior a trilha de Alpha, fiquei aproximadamente 1:30h brincando na terra sempre em primeira marcha e arrancando com a moto, neste caso não tinha ventuinha, e mesmo assim a moto não ferveu.
Minha opinião até o momento é que vale a pena aumentar o comprimento da mangueira do radiador, esta modificação parece ser mais eficiente do que 3 ventuinhas juntas. Vou tirar uma foto e depois posto para vocês verem.

Luiz DT 200
06-04-2004, 1:41
Legal pala!, parece que as experiencias estão dando certo!!..rs

Arrumei uma Super ventuinha c/ o Flavinho, igual a que estava na moto dele. tbm coloquei na parte frontal superios do radiador, porem c/ o vento soprando p/ a frente ( p/ fora do radiador) preciso pegar a marca e o modelo desta ventuinha, me parece ser boa!

falei em extourar a mangueira porque isso aconteceu comigo, se a mangueira é muitolonga a pressão dentro dela pode almentar muito e ela escapar na conexão ou extourar mesmo. eu coloquei dois aneis feitos c/ fita relerman no corpo da mangueira, isso ajuda a evitar que elas se dilatem bastante ( virando um balão)

Predador
06-04-2004, 10:11
Colocou a ventoinha na parte da frente soprando pra frente? Se for isso tá errado, ela tem que ajudar o fluxo do ar quando a moto tá andando.

apalareti
06-04-2004, 14:42
Luiz, verifiquei a pressão da mangueira e percebi que não é suficiente para dilatá-la. Tá tranquilo.
Predador, o fluxo de ar é da frente para traz, atravessando o radiador.