PDA

Vizualizar Versão Completa : AutoLub / Carburação

Boi Borges
23-03-2004, 11:05
Salve galera!

Minha moto estava usando o autolub e acho que estava um pouco desregulado pois com um tanque foi quase 500ml de óleo! E não era a regulagem padrão, aquela na polia. Deve ser alguma coisa interna, pois percebi que as vezes saia MUITA fumaça e as vezes quase nada.

O que estava acontecendo também, é que ela estava engasgando um pouco na mudança de baixa para alta.

Ao abastecer a moto novamente e com o autolub "seco", resolvi misturar o óleo diretamente no tanque com 2,5%.

O resultado é que a moto não fumaçou mais tanto e parece que está andando bem melhor! Percebi que a marcha lenta subiu um pouco também.

Agora as dúvidas:
O que devo fazer para deixar meu autolub "novo", passando a quantidade certa de óleo de forma estável?

É normal pingar óleo queimado pela junta do motor com o escapamento?

Posso andar com óleo misturado no tanque mas com o autolub no lugar ou devo tira-lo e fechar a entrada de óleo do carburador com uma mangueira?

É normal a carburação melhorar quando eu misturo o óleo no tanque e com o autolub seco? Pode ser pq está entrando um pouco de ar pela mangueira que liga o autolub ao carburador?

Acho que é isso pessoal, obrigado!

kique #00½
23-03-2004, 11:12
Fala aew Boi.....blz..
A regulagem do autolub é feita atraves do cabo, bem na entrada do cabo no motor...blz.
Mais se o auto lub esta com defeito é melhor andar sem ele, e misturar o oleo direto no tanque, a unica diferença é que o auto lub regula a quantidade de oleo em todas as rotacoes do motor, e vc misturando direto a mistura sera sempre a mesma...mais isto naum influencia muito naum...blz.....pode deixar o auto lub no lugar...apenas feche a entrada do auto lub no carburador , pois pode dar entrada de ar falso...blz.

bessa27
23-03-2004, 19:43
Eu tbm acho melhor andar sem autolub.........ja vi muita moto fundi motor, por causa k o dono confiou nele.................principalmente na trilha.............

Predador
23-03-2004, 20:37
Você pode usar o autolub pra fazer um lubrificador de corrente. E só por uma mangueira até a corrente ...

prazeres2
23-03-2004, 21:21
Na trilha ninguem recomenda o autolube mas para a cidade da pra usar sem problemas.
A carburacao e a fumaca ficam ate melhor pois entra pouquissimo oleo em marcha lenta.

A regulagem funciona assim:

Em marcha lenta a regulagem eh fixa de fabrica. O cabo define em que rotacao comeca a aumentar a quantidade de oleo e por consequencia a quantidade nas rotacoes superiores.
Por isso a regulagem nao deve ser feita na marcha lenta.

O manual que eu tinha ensinava a regular medindo o curso do pistaozinho para uma determinada rotacao mas esses valores eu nao tenho mais. Talvez em uma autorizada vc consiga.

Resumindo: Quando mais aumenta o comprimento da mangueira do cabo entra mais oleo. Mas o acerto deve ser feito com uma rotacao maiorzinha (uns 3000RPM)

Jah vi DT180 com uma pequena arruela no curso do pistaozinho do autolube pra aumentar seu curso e por consequencia a quantidade de oleo.
Isso eh coisa de mecanico que acha que muito oleo proteje o motor. Pode ser esse seu caso.

Abraco,
Rogerio.

Predador
24-03-2004, 9:42
Rogério,

Estava querendo diminuir a quantidade de óleo da minha 200, de rua, porque quero usar 100% sintético. Só da pra regular aumentando a folga do cabo?

SandroDT
24-03-2004, 11:27
Pessoal.

Eu sempre confiro a regulagem da minha DT200, o processo é simples, a polia tem uma marca ".|" e esta marca deve ficar alinhada com o parafuso que segura a polia, a moto deve estar desligada, quanto as arruelas, elas são milimétricas e a sugestão é que não se mexa nelas, visto que pode mandar muito ou pouco óleo e ferrar o motor.

Quanto a pingar óleo queimado pela junta, certamente é mistura de muito óleo na gasolina, provavelmente o autolub está desregulado, como você mesmo falou.

Seria bom abrir a tampa que protege o autolub e verificar se o cabo tem curso livre em todas as posições do acelerador, talvez isto possa ser o problema, você falou que em determinadas situações a moto faz muito fumaça, é por que o autolub está acionado para uma rotação inapropriada, exemplo, a moto está em marcha lenta, mas a polia do autolub ficou presa para alta rotação, aí vai um litro de óleo em pouco tempo.

Veja estas coisas antes de mexer no autolub, na minha opinião pessoal, o autolub é eficiente sim, mas como qualquer outra peça na moto, você precisa conferir regulagem, lubrificar cabos, etc. para que ele trabalhe legal.

Outra coisa é verificar se durante o funcionamento da moto, o pistão do autolub está se movimentando. Faça sangria do sistema, abrindo o parafuso do autolub e deixando escorrer óleo até que todas as bolhas tenham saído do sistema.

Abraços e coloque aqui o desenrolar do processo.

Falou.

bacana00
24-03-2004, 11:37
Rá, eu já fundi um motor porque a mangueira do Autolub escapou.... Faz o que o kique disse....

SandroDT
24-03-2004, 11:46
Originally posted by bacana00
Rá, eu já fundi um motor porque a mangueira do Autolub escapou.... Faz o que o kique disse....

PÔ assim não vale, escapar a mangueira entra na categoria manutenção, você deveria ter verificar a pressão daquela "pecinha" que prende a mangueira.

he he he !!!!

Az3
24-03-2004, 12:39
Ai galera, meu autolub quebrou a pouco tempo e eu estou botando oleo direto no tanque. Minha moto e uma DT180 com Doc. OK, EU uso ela na cidade e nas trilhas.Queria saber com eu conserto o autolub da nimha moto? Da pra fazer e casa? Queria saber tb se vale apena,pq, eu li aqui no site q o autolub naom lubrifica o motor quando vc esta na reduzida. Seria melhor consertar pou deixar no tanque?

kique #00½
24-03-2004, 12:45
Aew....melhor opcaum e misturar o oleo no tanque mesmo.....assim vc evita problemas futuros......e tem mais uma hipotese alem de tantas que ja foraum colocadas aqui.....verifique a cor da fumaça que sai pelo esapamento......pois se ela estiver mais para azul do que branca......o retentor do motor pode estar com problema e misturando o oleo do motor na camara de compressaum....blz.

prazeres2
24-03-2004, 13:29
Sandro,

Esse metodo se regular eh meio falho. Vou explicar.

Lembre que a quantidade de oleo deve ser proporcional a rotacao do motor.

Se vc usa trechos de cabos distintos pra acionar o carburador e a bomba nao tem nada que garanta que a regulagem pela polia esta certa.

Entendeu? Se o cabo do carburador estiver mais esticado que o normal a bomba tende a jogar menos oleo que o normal . Se o cabo do carburador estiver frouxo ou mesmo desconectado vc aciona a bomba no maximo sem que a moto nem acelere.

Se as folgas dos dois cabos estiverem todas exatas como no manual e o motor e a carburacao estiverem originais ate que pode funcionar +/- . Mas o procedimento da rotacao eh bem mais seguro.

Vc coloca o motor na rotacao que indica o manual e ajusta o curso do pistaozinho para o valor que tambem esta no manual e pronto.
Depois da primeira vez pode-se fazer marcas pra nao ter que medir o curso.

Inte,
Rogerio.

Az3
24-03-2004, 13:30
Ai como eu fazo para usar o autolub para lubrificar a corrente? A corrente naom fica muito melecada?O aotulub joga oleo o tempo todo, e quando vc acelera joga mais oleo ainda. Tem um jeito dele ficar jogando so um pouco de oleo. Eu uso oleo 2t mesmo?

SandroDT
24-03-2004, 15:32
Originally posted by prazeres2
Sandro,

Esse metodo se regular eh meio falho. Vou explicar.

Lembre que a quantidade de oleo deve ser proporcional a rotacao do motor.

Se vc usa trechos de cabos distintos pra acionar o carburador e a bomba nao tem nada que garanta que a regulagem pela polia esta certa.

Entendeu? Se o cabo do carburador estiver mais esticado que o normal a bomba tende a jogar menos oleo que o normal . Se o cabo do carburador estiver frouxo ou mesmo desconectado vc aciona a bomba no maximo sem que a moto nem acelere.

Se as folgas dos dois cabos estiverem todas exatas como no manual e o motor e a carburacao estiverem originais ate que pode funcionar +/- . Mas o procedimento da rotacao eh bem mais seguro.

Vc coloca o motor na rotacao que indica o manual e ajusta o curso do pistaozinho para o valor que tambem esta no manual e pronto.
Depois da primeira vez pode-se fazer marcas pra nao ter que medir o curso.

Inte,
Rogerio.

OK ! não quero criar controvérsias, mas quando eu falei do cabo, devemos lembrar que ambos são interconectados (você sabe disso) formando uma espécie de Y, quanto eu aciono o manete de acelerador os dois cabos são acionados simultaneamente, portanto eles trabalham em conjunto, logo o acionamento da bomba deve ser igual ao deslocamento do pistonete, eu entendo que quanto o motor está em marcha lenta, o pistonete estara com uma abertura mínima (senão todo fechado) e a polia do autolub deve estar em uma posição que estará mandando uma quantidade adequada de óleo para manter o motor devidamente lubrificado em marcha lenta. Pelo que eu vejo na minha moto, em comentários de mecânicos e em alguma literatura, a marca ".|" deve estar alinhada com um pino no eixo da polia e este alinhamento é considerado regulagem de fábrica.

A regulagem pelo deslocamento do pistãozinho não é mais complicada, ele não é feito com arruela milimétricas ? na minha opinião sim. Me explique melhor, pois aí eu passo a pensar de outra forma.

As vezes é ruim argumentar contra quando não temos problemas com determinadas coisas, tem gente que detona o YPVS eletrônico, eu não pois nunca tive problemas.

Aguardo resposta e obrigado. Abraços.

Predador
24-03-2004, 17:04
Se o autolub ficar desligado do cabo a quantidade de óleo vai ser pequena, mas isso é para usar em trilhas, não na cidade. Na trilha a corrente está constantemente perdendo a lubrificação por causa de água, barro, etc. E o óleo quanto mais grosso puder usar, melhor. Óleo 90 tá bom.
Acho que pela corrente da 180 não ser tão grossa (apesar de existir a reforçada) ela gasta muito. A minha pareçe que é feita de açucar.

Você disse que usa a moto na cidade e nas trilhas? Isso não dá certo... ou as trilhas são muito, muito leves ....

prazeres2
24-03-2004, 20:38
Fala Sandro,

O cabo é em Y mesmo e são conjugados.
Mas nas pontas do Y tem regulagens que permitem regular o tamanho da mangueira de forma independente e eh por isso que pode ficar desregulado.
O cabo não deixa de acionar os dois mecanismos mas pode acionar um deles muito antes que o outro ok?
Até porque na fabricação um dos cabos pode ficar ligeiramente mais longo que o outro.

A regulagem funciona assim:

Uma ponta do cabo em Y vai para o carburador.
A outra ponta vai para aquela polia do autolube que difine o tamanho do curso do pistãozinho ok?

A regulagem não é por arruelas. É pelo cabo mesmo.
A arruela só é necessário quando vc quer mais óleo que o máximo mas é coisa de mecânico maluco.

Vc primeiro ajusta o cabo do acelerador a seu gosto ou com os valores de fábrica.
A moto funcionando normalmente vc gira o acelerador e faz ela chegar em uma determinada rotação indicada no manual.
Aí ou vc trava o acelerador e desliga a moto, ou mantem ela funcionando nesta rotacao.

Com o motor estavel nessa rotacao ou o cabo travado vc estica ou folga o cabo do autolube pra que o curso fique com a medida indicada no manual.

Pronto. Depois disso vc tem a bomba funcionando com a quantidade de óleo proporcional ao giro do motor sem precisar confiar nos comprimentos dos cabos.

Antes de fechar vc confere de novo se no giro determinado o curso do pistãozinho está correto e pronto.

Talvez da DT200 o procedimento seja diferente.
Talvez seja vc girar o acelerador até eliminar a folga do cabo completamente mas sem tirar a moto da marcha lenta. Aí regula pela marca.
Desse jeito faria sentido pois a rotação da marcha lenta é fixa (1500RPM) e a marca indica um determinado curso do pistão.
Mas se nao eliminar a folga do cabo nao teria como regular exatamente.

Valeu Predador,

Vc podia pedir uma credencial de moderador também. Está sempre por aqui ajudando.

Abraço,
Rogério.

bacana00
25-03-2004, 12:37
O FDP do mecânico não colocou a porra da abraçadeira, e depois não quis pagar o motor, é por isso que agora eu faço tudo eu mesmo sem confiar em ninguém...