PDA

Vizualizar Versão Completa : YPVS esquisito

Edu Carvalho
02-09-2004, 12:18
Galera,
Esta é uma foto de uma DT 200 que estou vendo para a Karine, minha esposa.

Achei esquitiso este YPVS... KD os 2 canos que saem dele? Este aqui é mecânico ou ta bixado mesmo?

Valew

http://terrasolta.com.br/images/upload/eccarvalho1976/2081.jpg

Wander
02-09-2004, 12:33
Poxa Ecca não estou conseguindo ver o tubo que alimenta o YPVS com óleo e nem a haste que teria que sair do mecânico.

Edu Carvalho
02-09-2004, 12:36
Originally posted by Wander
Poxa Ecca não estou conseguindo ver o tubo que alimenta o YPVS com óleo e nem a haste que teria que sair do mecânico.

Achei esquisito mesmo... será que é um revolucionário YPVS manual?? hahahaha
O meu mecânico queria pegar o meu eletrônico e "ligar direto", pois ele acha uma merda YPVS eletrônico. Eu não quis mecher não, mas será que não seria assim, igual ao da foto?

Wander
02-09-2004, 12:42
A questão é que a foto não está legal.

ele pode estar travado em alta ou em baixa, ai perde completamente sua função

[Edited on 2-9-2004 by Wander]

Edu Carvalho
02-09-2004, 12:44
Igual ao da foto ele estaria travado ou em alta ou em baixa, perdendo completamente a sua função ok

Já desisti da moto... pq só pra arrumar isto aí, já é uma graninha!! E o YPVS ajustadinho (e de preferência eletrônico), pelo pouco que sei, dá uma mega diferença de rendimento...

Valeu pela força, Wander!

abs,
Carvalho

SandroDT
02-09-2004, 12:48
Sem chances !!!

Pergunte para o dono o que aconteceu, por que ele tirou, se está com bomba de óleo.
Como o Wander falou ele pode estar travado em alta, baixa ou em qualquer posição.

Sem mais.

Wander
02-09-2004, 12:50
olha eu coloquei um mecânico na minha DT e estou me surpreendendo com o desempenho dele

02-09-2004, 13:12
Pelo jeito tá sem o YPVS...

Diney04
02-09-2004, 13:58
Correto tanto na RD 350 como na DT 200 tem essa valvula que regula a saida de gases na janela de exautao do cilindro, quando mais ela prende (fecha) maior o torque da moto e quando mais ela solta (abre) menor o torque e maior a sua final.

No caso existem dois tubinho nas parte de cima que sao dos cabos acionadores do YPVS eles que atraves de um motor eletrico. Por isso quando vc liga ele faz um barulhinho de aciomamento que e nada mais o motorzinho eletrico abrindo e fechando a valvula.

No caso ai da foto e como o Crosshao falou o YPVS esta travado e sem os cabos de acionamento.....tipica solucao de porco....para nao carbonizar um YPVS eletrico deve-se utilizar oleos 2 tempos de primeira como no caso o Shell e Mobil...do contrario carboniza e acaba travando.

Alguns engenheiros brasileiros (so podia!!) inventaram o YPVS mecanico que tem seu acionamento modificado sendo ele mecanico forca a abertura da valvula mesmo estando carbonizada.....podem reparar que quando um YPVS mecanico trava e que a valvula ja passou e muuuuuitooo da hora de descarbonizar.....

Eu ja tive uma RD 350LC e tive uma unica vez problemas de carbonizacao do YPVS e apos orientacao da concessionaria so usava Mobil ou Shell nunca mais tive esse problema nao so de carbonizacao do YPVS como do motor num todo, vendi a RD com 47 mil Kms e ainda tinha muito pra andar!!!

No caso o YPVS nao tem no seu funcionamento um circuito de oleo.....

Brcaum

Diney #4:P

Wander
02-09-2004, 14:28
O YPVS é um sistema centrifugo, ele trabalha com a pressão do óleo, sem o oleo com o tempo ele não funcionariam sistema hidraulico centrifugo

ok

Na minha DT-200 o Auto-lube agora é utilizado para manter o óleo que lubrifica o YPVS, vc nunca viu isso, estranho mas qualquer dia te mostro ok ????????

Originally posted by crosschao
Poxa Ecca não estou conseguindo ver o tubo que alimenta o YPVS com óleo e nem a haste que teria que sair do mecânico. tubo que alimenta o ypvs com oleo que que isso , o ypvs não vai oleo, que loucura e essa, não entendi.

mas e carvalho pela foto parece que esta travado ou em alta ou em baixa ou sei lah soh sei que este ai não funciona do geito que esta, e sem ele o desempenho do motor não eh nada satisfatorio .
abraço!!

Edu Carvalho
02-09-2004, 14:29
Diney, Cross e galera,
Obrigado pelas informações... eu uto Castrol Actevo, que é semi-sintético... acha que devo trocar?

Originally posted by Diney04
Correto tanto na RD 350 como na DT 200 tem essa valvula que regula a saida de gases na janela de exautao do cilindro, quando mais ela prende (fecha) maior o torque da moto e quando mais ela solta (abre) menor o torque e maior a sua final.

No caso existem dois tubinho nas parte de cima que sao dos cabos acionadores do YPVS eles que atraves de um motor eletrico. Por isso quando vc liga ele faz um barulhinho de aciomamento que e nada mais o motorzinho eletrico abrindo e fechando a valvula.

No caso ai da foto e como o Crosshao falou o YPVS esta travado e sem os cabos de acionamento.....tipica solucao de porco....para nao carbonizar um YPVS eletrico deve-se utilizar oleos 2 tempos de primeira como no caso o Shell e Mobil...do contrario carboniza e acaba travando.

Alguns engenheiros brasileiros (so podia!!) inventaram o YPVS mecanico que tem seu acionamento modificado sendo ele mecanico forca a abertura da valvula mesmo estando carbonizada.....podem reparar que quando um YPVS mecanico trava e que a valvula ja passou e muuuuuitooo da hora de descarbonizar.....

Eu ja tive uma RD 350LC e tive uma unica vez problemas de carbonizacao do YPVS e apos orientacao da concessionaria so usava Mobil ou Shell nunca mais tive esse problema nao so de carbonizacao do YPVS como do motor num todo, vendi a RD com 47 mil Kms e ainda tinha muito pra andar!!!

No caso o YPVS nao tem no seu funcionamento um circuito de oleo.....

Brcaum

Diney04
02-09-2004, 14:52
Olha Carvalho o Castrol so por ser semi-sintetico e um bom oleo, na minha epoca nao tinha essas facilidades, oleo sitentico no Brasil era um extremo luxo!.

Pode continuar com ele com certeza.

Wander quando a utilizacao do oleo no YPVS a sua unica fucao e manter lubrificado a valvula, aquilo nao funciona com sistema Hidrualico, no seu caso o desvio feito e para manter a valvula lubrificada se nao a mesma acaba detonando. A essa valvula teve sua origem nas motos de competicao e nao se utiliza acao hidraulica para acionamentos....somente oleo para lubrificacao.

Tem uma materia muito interesante que nosso amigo Sandro DT colocou nas questoes tecnicas, alias foi a melhor materia que vi ate hoje.....o titulo e Como Limpar seu YPVS.

Valeu Sandro se ta de parabens!!!

segue uma das varias fotos, essa no caso o acionamento do YPVS e feita por cabos....(original) como pode ver......

Bracaum

http://www.sandroluisk.pop.com.br/ypvs02.jpg

Filipinho
02-09-2004, 18:38
Ai naum tenho certeza mais parece que emu ypvs tb esta assim.. Se tiver vou levar no mecanico para ver.. hehee.. Eu levava ela num mecanico mais descobri que o cara naum eh mto bom.. Agora vou levar em outro.. Naum eh possivel que o antigo num viu isso (pois ele chegou ateh a trocaruma pecinha do Y dela...)

kurauzo
25-09-2004, 13:03
Po meu Y tá meio estranho mesmo... Ele tava travado e é mecânico (creedo!), aí tentei seguir o tópico do Sandro pra limpar, mas não consegui tirar a tampa do lado do escapamento e acho que foi por isso que eu não consegui tirar ele como um todo. O que eu fiz foi forçar o giro dele, o que funcionou em partes:
1) meu ypvs tá abrindo agora.
2) consequencia disso: o motor tá todo desregulado.. acho que é carbura.. tem um vale de potencia entre a baixa e a alta..
3) meu ypvs roda livre, pros dois lados.. por isso não sei se ele tá na posição certa que dá máximo de torque e máximo de potência... Consequencia.. se eu deixo ele mto aberto, tenho um torque horrível e de repente a moto abre tudo e anda como nunca tinha visto antes.. se eu coloco mais fechada, tem torque mas parece que não abre tudo (falta pot. em alta). Ahh, ela tá com paleta de torque boyesen recém colocada...

Bom, acho que vou ter que levar no meu mecânico e pegar um dia inteiro só pra ajustar essa motoca... o fogo é que eu não boto toda essa fé no 'fine-tunning' dele... =)

Abraços!

Klaus

vivanzin
25-09-2004, 17:58
olha eu coloquei um mecânico na minha DT e estou me surpreendendo com o desempenho dele

Wnader, vc pode me passar o telefone, site ou email do cara q vende o Y mecanico?
Valeu!

Treiero
26-09-2004, 2:30
Ae, na q eu to comprando, é mecanico, e naum tem as astes de cima pq ali q vai os cabim do eletrico mass... nunca vi oleo nenhum q vai pra lah... por onde ele passa ?

kurauzo
26-09-2004, 12:09
Treieiro, na minha tbm é mecanico e não tem cabos... tem uma haste que sai da caixa de marcha e sobe até o Y..
Não vi nada de óleo tbm, só uma manqueira de óleo que vai pra caixa de marcha (normal)

Treiero
27-09-2004, 1:43
HJ eu conferi e tah abrinu blza o Y mai continuo afirmando q naum vi nada de oleo lah !@!!