PDA

Vizualizar Versão Completa : Como montar uma pista de cross ?

SandroDT
23-08-2004, 18:23
Pessoal, tudo bem ?

Pois é, não que eu tenha vontade de montar uma, quem sabe um dia talvez, mas como podemos montar uma pista de cross, com rampas, mesas, curvas, costelas de vaca, etc. Existe alguma técnica ou é só mandar bala na enxada e na pá e colocar a imaginação prá funcionar !!!!

Outra coisa, estas pistas precisam de aprovação de algum orgão? IBAMA? Detran? alguma associação específica prá isso ? ou usasse o jeitinho brasileiro ?

Falou.

OBS: Um tempão atrás eu até peguei uma apostila gringa na WEB, mas era muito técnica demais, cheio de cálculos e não era muito adequada ao terreno brasileiro.

Diney04
23-08-2004, 18:44
Sandro quem pode te ajudar e o Vicentao, pois ele e que ativou novamente a pista do Beco, apesar que la ja existia o tracado, mas praticamente ele reformulou o tracado todo adequando tanto pras motos nacionais como pras importadas.....no caso de calculo existe sim e e necessario ter cuidado, pois nao adianta ir colocando rampas e fazendo tracado pois uma pista bem montada a probalideade de causar acidentes diminui bastante....a proporcao inverca causa acidentes demais!!!

Bracaum

Diney #4:P

Lucas2
23-08-2004, 19:03
Boa pergunta....e gasta muito????

SandroDT
24-08-2004, 10:24
Muito tempo atrás, em São José dos Pinhais, tinha uma pista, meia boca por assim dizer, o cara deve ter usado um trator com arado para fazer, não tinha rampas, somente uma baixada aproveitando o próprio terreno, fui uma vez só para conhecer mas não entrei, depois de um tempo eu voltei e tinha uma placa dizendo que em dia tal a pista seria desativada; eu perguntei ao proprietário e ele falou que o investimento não tinha valido a pena. Na semana seguinte a data anunciada o cara já tinha passado o arado e plantado não sei o que.

Pelo visto o investimento não é pouco ! Sem falar no retorno que deve ser muito longo.

Aguardo mais comentários.

Panga®
24-08-2004, 10:29
Novamente vou aproveitar um tópico... lá, vai:

Galera, recentemente a Associação Comercial de minha me convidou para fazer parte das reuniões de direitoria, com o intuito de uscar uma renovação da entidade.
Dei a idéia de termos uma arena na praia durante o verão, mas ocm esportes radicais, patrocinada por grandes empresas, tito a Vivo ou Skol, que sempre estão presentes na cidade durante o verão.
Então eu lhes pergunto, o que seria preciso para que fazer uma prova de Cross na praia??? quem devo procurar para me ajudar na organização??? Posso contar com a ajuda de vc´s, caso tudo se confirme???

Diney04
24-08-2004, 10:40
Panga para poder fazer uma prova sem dores de cabeca e com organizacao devera ter o apoio da prefeitura, que alem de tudo deve deixar uma ambulancia de plantao com enfermeiros no local durante todo o periodo que estiver aberto esta arena de esportes Radicais. Fora isso seria recomendavel vc entrar em contato com a Federacao Paulista de Motociclismo e solicitar orientacao e ajuda para criar esta arena onde alem de esportes radicais tera o digamos Arenacross.........se fizer fora desses dois pontos basicos estara arrumando uma tremenda dor de cabeca se algo acontecer de errado ou a fiscalizacao baixar no local.

Entre no site da FPM e solicite orientacao.

De nossa parte tera todo o apoio!

Grande abraco

Diney #4:P

Zenha
24-08-2004, 10:41
Cara eu fiz uma pista na tora , por assim dizer , um amigo tinha a área, alugamos a maquina e eu desenhei na cabeça o traçado e passei o dia com o operador da maquina trabalhando: Conclusão.
A pista ficou legal, dentro das limitações de espaço e engenharia, mas os saltos imensos que planejei ficaram todos pequenos demais, na hora de andar, a curva de alta ficou de media e a de media ficou de baixa , os esses muito chatos, na verdade a gente só não desmanchou e fez outra porque era uma área urbana e apenas dois dias depois de concluída a prefeitura foi lá e proibiu a gente de andar (poeira e barulho), nós gastamos na época em torno de C$ 1.000,00 para fazer a pista de mais ou menos 600 mts com um duplo, uma serie de costelas e três mesas pequenas, calculo que para fazer uma boa pista só de maquina vc vá gastar uns 3000 agora isto é o barato o caro é a manutenção, aí são outros quinhentos, e tem mais tem de fazer o traçado e depois colocar os obstáculos, mas ir testando um a um por um piloto médio, não pode nem ser um pro , nem um ruim demais, e nunca em hipótese alguma você vai conseguir uma pista que agrade pilotos de todos os níveis...

PedrãoDT
24-08-2004, 10:44
Opa..essa da Ambulancia de plantão é uma boa....o Diney tem razão.....já que é pra fazer as coisas acontecerem ..que aconteçam direito.

MEsmo sendo mortadela trilheiro.fico torcendo pro SandroDT...pela Pista....se quizer ums toque de eletrica de alta tensão....cabine primária e outras coisas..é só falar.

Boa sorte.

vivanzin
24-08-2004, 11:01
Pra fazer uma pista, como faz pra calcular o tamanho das rampas e a distancia entre elas??

nico
24-08-2004, 15:16
E a tal apostila gringa? Libera ela aí...

Valeu

Panga®
24-08-2004, 15:53
Povo, acho que vc´s não entenderam... eu preciso elaborar todo o projeto para levar à Prefeitura, que acredito que dará o maior apoio, inclusive com segurança.
Mas eu preciso teu uma idéia de gastos para ir começando a elaborar parcerias ou dividir alguma coisa em cotas para serem vendidas.
Minha idéia era montar uma arena não muito grande, com muro de escalada, bangee jump, etc.... ficaria montada por vários finais de semana, na última semana eu tiraria uma parta da arquibancada e aumentaria a área para a construção da pista... sacaram???

Tudo que diz respeito a segurança e fiscalização ficará a cargo da própria prefeitura claro, mesmo pq, sem o aval deles num dá nem para colocar uma moto na areia...

SandroDT
24-08-2004, 16:31
Originally posted by nico
E a tal apostila gringa? Libera ela aí...

Valeu

Infelizmente eu não tenho mais. Perdi tudo quando tive um problema no meu HD aqui no escritório.

Falou.