PDA

Vizualizar Versão Completa : Trocar a Lã de Vidro Escapamento!!

Roceme
04-04-2007, 10:32
Pessoal to querendo ampliar meus conhecimentos de mecanico, to a fim de trocar a lã de vidro de um escapamento porque nunca mexi e acho que já não tem mais nada la dentro. O Escape tem os parafusos e aparentemente nao é dificil de abrir. Oque eu queria saber é onde compro o material, custo aproximado e quanto e como coloco de lã no escape. Se ele é enrolado,socado etc.... Enfim se alguem puder me dar dicas de como fazer este serviço eu agradeço!!

Marco Nunes
04-04-2007, 10:52
Roceme, existem preços e maneiras para todos os gostos.
Desde enrolar com lã de vidro de geladeira, até mesmo comprar prontas as específicas para o seu escape (elas já vem no formato - é só colocar em volta da flauta e fechar o escape).

Uma dica que um mecânico meu deu foi, antes de colocar a lã, envolver a flauta com uma daquelas lãs ou palhas de aço bem grossas (sabe aquela tipo bombril, mas que o pessoal usa para limpeza em funilarias - os fios de aço são muito mais largos) e depois colocar a lã.
Isso faz com que a lã "queime" mais lentamente, aumentando a vida útil da danada.

Depois de envolver a flauta com essa palha de aço, coloque a lã de vidro como se fosse uma manta sobre o conjunto, de maneira que fique levemente compacto - lembre-se que os gases têm que passar por ali, ou seja, ela tem que "respirar". Se "socar" muito, vai prejudicar a passagem dos gases.

Tanto a retirada dos parafusos (ou rebites, na maioria dos casos) não têm muito segredo.

Quanto ao preço, como eu já disse acima, você pode até ganhar de graça se for buscar em locais de consertos de geladeiras (que é lógico, funciona, mas não é o ideal), como pode pagar até 100 reais por um destes que já vem pronto para colocar diretão.

ABração

Paulo
04-04-2007, 11:10
somando ao comentário do Marco

Aproveite e desentupa a flauta. Se vc nunca abriu fatalmente sua flauta estará preta de óleo queimado.

Inicie queimando tudo com um pouco de gasolina e escove com escova de aço até abrir os "poros"

Um prego ajuda a refurar os buracos mais entupidos.

(marconu, só nao concordo com a palha de aço, pois quando eu era criança cansei de fazer efeitos pirotécnicos queimando bombril. Temo que a palha possa pegar fogo dentro da ponteria)

Marco Nunes
04-04-2007, 11:26
somando ao comentário do Marco

Aproveite e desentupa a flauta. Se vc nunca abriu fatalmente sua flauta estará preta de óleo queimado.

Inicie queimando tudo com um pouco de gasolina e escove com escova de aço até abrir os "poros"

Um prego ajuda a refurar os buracos mais entupidos.

(marconu, só nao concordo com a palha de aço, pois quando eu era criança cansei de fazer efeitos pirotécnicos queimando bombril. Temo que a palha possa pegar fogo dentro da ponteria)

Paulão, acho que devo até me expicar melhor pra não causar confusão. Não é palha igual ao bombril não. É aquela grossa (se eu não me engano a cor normal dela é dourada) que não pega fogo facilmente.
O pessoal usa para limpar vidro e funilaria (vou ver se acho uma foto dela). Ela é bem grossa mesmo.
Com isso, ela impede que a lã de vidro pegue fogo e se esfarele rapidamente.

PelamordeDeus, se colocar bombril, vai parecer aquelas motos de circo!!...uhauhahuauh

Abração

Paulo
04-04-2007, 11:44
ficou inteligível sim

vc fala da palha de aço número 0 ou 1.

Mesmo assim nao confio.

marconu
04-04-2007, 11:46
Pode confiar.

A temperatura em que essa palha pega fogo é maior que a temperatura em que a lã de vidro do escape queima.
Eu mesmo já fiz o teste ;) ...rs...

abração

Rodrigo kinho
04-04-2007, 11:52
Marco, para melhorar mais ainda a sua explicação, vamos adicionar a ela que a palha de aço tem número, e essa que vc fala é a número 2 OK !!
Já fiz isso de colocar uma camada de palha antes da lã e funciona muito bem viu. Eu tive uma Xt 600 com sarachú , que na época era o escape...risos e para vc ter uma idéia, em uma viagem de 300 km acabava a lã que eu tinha acabado de colocar só na ida da viagem, a partir de então , com a palha de aço, durava bem mais de 1000 km, no meu caso eu abria o escape com 2000km e ainda tinha restos de lã.
Outra boa opção, que eu ainda utlizo, são as lãs de vidro do sistema de aquecimento solar, vcs podem comprar nas lojas que vendem as placas de aquecimento que vão no telhado...sabe... a lã é utilizada para manter a temperatura da água por mais tempo e vem em formato redondo com um corte no meio, muito facil de usar e é na cor a
amarela a lã que por experiência própria sei que dura mais que as brancas convencionais......não as especificas para motos que são brancas entendem... abraço a todos e espero ter ajudado....

marconu
04-04-2007, 12:04
Marco, para melhorar mais ainda a sua explicação, vamos adicionar a ela que a palha de aço tem número, e essa que vc fala é a número 2 OK !!
Já fiz isso de colocar uma camada de palha antes da lã e funciona muito bem viu. Eu tive uma Xt 600 com sarachú , que na época era o escape...risos e para vc ter uma idéia, em uma viagem de 300 km acabava a lã que eu tinha acabado de colocar só na ida da viagem, a partir de então , com a palha de aço, durava bem mais de 1000 km, no meu caso eu abria o escape com 2000km e ainda tinha restos de lã.
Outra boa opção, que eu ainda utlizo, são as lãs de vidro do sistema de aquecimento solar, vcs podem comprar nas lojas que vendem as placas de aquecimento que vão no telhado...sabe... a lã é utilizada para manter a temperatura da água por mais tempo e vem em formato redondo com um corte no meio, muito facil de usar e é na cor a
amarela a lã que por experiência própria sei que dura mais que as brancas convencionais......não as especificas para motos que são brancas entendem... abraço a todos e espero ter ajudado....

Muito obrigado Rodrigo! Eu não me lembrava qual era o número! ;)

Então, eu já fiz na minha tornado e as lãs duram, pelo menos, 50% a mais de tempo.

E, quanto à de cor amarela, com certeza é melhor que a branca. Já usei as duas também e a amarela resiste mais.

ABração e thanks

Ale Primo
04-04-2007, 13:44
Ou compre a especial (tem umas que vem ensacadas e são colocadas assim mesmo, dentro do saco), ou use luvas, manga cumprida e calça na lã normal. A coceira é insuportavel.

Roceme
04-04-2007, 15:00
Obrigado pessoal, vou tentar fazer o servico...