PDA

Vizualizar Versão Completa : Tornado Polaco - Impressôes de u

TopsMan
10-08-2004, 10:52
Tornado Polaco - Impressôes de um Roia

Galera, no sábado, enquanto conferíamos o trajeto do ENDURO DA TELHA que vai acontecer aqui no Monte Carmelo dia 25/09 e o qual estou ajudando a organizar, tive a chance de andar um bom pedaço de trilha (uns 45km) numa Tornado 330 preparada pelo Polaco, compartilho com vcs aqui, minhas impressões sobre essa moto:

- MOTOR
Eis aqui, sem dúvida nenhuma o grande responsável pelo sucesso da moto, acreditem, é um canhão, acelera muito e não lembra em absolutamente nada o 250 original. Sobre de giro muito rápido e um detalhe que me chamou a atenção foi o fato da marcha-lenta simplesmente n existir... se vc abaixar a moto apaga sempre. Outro detalhe que me chamou a atenção foi o curso rapido circuit numa 4t. E uam curiosidade: a curva de escape é a original, apesar da preparação Polaco 330...

- FREIO
Na moto que eu andei era um freio a disco BREMBO... e digo uma coisa: Bravo, muito bravo na minha opnião em trechos de baixa velocidade, achei mesmo que chega a atrapalhar em trilhinhas encardidas e descidas fortes no cascalho solto... entretanto é muito eficiente em trechos de alta, como a moto acelera muito ele se faz muito necessário na hora do estradão e nas trilhas de alta.

- FREIO MOTOR
Não existe.... isso mesmo, não existe. Acho q é por isso q o freio é muito bravo, nos trechos de baixa vc retorna o acelerador e a moto n perde a força, ela continua indo, como se vc tivesse embreado a moto... esse pequeno detalhe aliado ao freio "nao me cutuque" Brembo achei um ponto negativo na moto nos trechos travados. Depois de um tempo vc acostuma, mas achei mesmo um risco a mais pro piloto.

- SUSPA
Apesar dos meus 1,86m, peso apenas 71kg (isso mesmo, sou magrelo), já o dono da moto pesa uns 90kgs e talvez por isso achei a suspa dura d+, já q é regulada pro peso dele. Mesmo assim, mesmo com ele na moto acredito que ela ainda deve ser um pouco dura.

A impressão final q tive, é que essa moto foi feita com as pistas de cross na cabeça... é uma boa moto, sem dúvida, mas como disse a suspa é dura d+ pra um Enduro ou uma trilha muito longa, provavelmente para evitar o final de curso em uma pista de cross. O freio muito bravo e a ausencia do freio motor tbem deixam claro q ela está meio "fora d'agua" numa trilha.
Acho q pra um Trilheiro ou um Endurista a Tornado Technique (apesar de n ter andando numa ainda, vejo muitas no campeonato q disputo) seria uma melhor opção, já pra um piloto de cross, é uma boa opção.

Quando voltei pra minha Tornada, senti falta da força daquele motor, mas agradeci a honda pela suspenção chinelão da moto.

Guardadas as devidas proporções, essa Polaco me lembrou um pouco uma DR400z... a tocada do motor é semelhante, mas lógico, a DR é umas 5x mais moto, e lógico tbem, essas são impressões pessoais de um Roia. :P

t+

Zenha
10-08-2004, 11:07
Quando vai rolar o enduro da telha?

Zenha
10-08-2004, 11:08
OW sou um jumento ta lá escrito 25/09 desculpe...

TopsMan
10-08-2004, 11:38
Zenha2, como vc vi, o Enduro da Telha é dia 25/09, serão aproximadamente 120 km de trilhas, com alguns morrões, uma subina em pedras de tirar o folego, um neutro de 30 minutos em na AABB em Estrela do Sul/MG e trechos mais ligth na volta pra Monte Carmelo/MG.

O enduro da Telha é valido pro Circuito Off Road do Cerrado, esse circuito tem pilotos de (MG) = Uberlândia, Argauari, Patos de Minas, Patrocínio, Monte Carmelo, Sacramento, Uberaba ... (GO)= Caldas Novas, Goiânia.... (DF) Brasilia... .

O circuito pode ser acompanhado pelo site www.enduro.esp.br e em breve lá terá mais informações da prova de monte carmelo...

A galera TS está convidada !!!

marconu
10-08-2004, 11:59
Galera, como já entraram no assunto, vou dar a minha opinião em duas motos que andei. Uma Polaco 360 com preparação de suspensões especiais e uma 330 feita por um cara de gavião peixoto com suspensões preparadas.
A que tem motor 360 do Polaco tem suspensão traseira Race Tech e Dianteira Marzocchi Magnun (não é invertida), freio a disco flutuante margarida e traseiro a disco ventilado. É como andar numa importada. O motor é fortíssimo e as suspensões e os freios são sem comentários. Já andei de 250 F e posso dizer que de média e baixa ela anda junto. Só perde um pouco em alta por causa do limitador. Já a 330 do Rogerinho de Gavião Peixoto tem suspensão traseira Race Tech e dianteira preparada por ele com válvulas que imitam o trabalho da Race Tech. a traseira é perfeita, mas a dianteira para mim, que sou pesado, ficou um pouco mole. Cabe um comentário para dizer que, mesmo com o meu peso, a traseira trabalhou muito bem. Já o motor dele (com carburador de XLX 350, consegue ser tão forte quanto o 360 do Polaco (as duas motos foram aceleradas várias vezes lado a lado e o resultado foi sempre o mesmo: o do Polaco larga um pouco na frente e quando se engata terceira e quarta a 330 passa e vai abrindo. Sente-se mais explosão na 330 e mais força na 360.
Neste final de semana teve motocross em Taquá e o Rodrigo Siqueira correu com a moto do Rogerinho (a 330). É lógico que ele ganhou a categoria nacional pró e ainda fez o seguinte comentário (detalhe, ele NUNCA tinha andado de tornado na vida!!!) : - "Rogério, sua moto é muito forte! andando na pista eu fiz um tempo apenas 1 segundo menor com a minha RM 250 Z (a quatro tempos). Em força, ela só perde um pouco em alta para a minha moto em razão do limitador agir muito antes. Não imaginava que a moto pudesse ficar tão boa". Palavras do Rodrigo Siqueira, piloto oficial Suzuki. A propósito, o Rogério é muito gente boa e se vocês quiserem saber detalhes sobre a preparação, mandem-me um zuzu que eu mando o telefone. Falou?

Só para fazer outra comparação, como o Tops falou da moto do Sandro Hoffman, alguns meses atrás , uma revista especializada fez um teste com uma YZ125 e uma YZ 25o F no dinamômetro de rolo. O resultado foi, respectivamente 25 e 26 cavalos NA RODA. Posteriormente foi feito o mesmo teste com a tornado do Sandro Hoffman no mesmo dinamômetro e ele acusou 22,5 cavalos na roda, ou seja, uma diferença de 2,5 e 3 cavalos respectivamente. Vê-se que, mesmo a do Sandro, que é de enduro, tem muito pouca diferença das importadas originais (vejam bem, originais). Este mês a Dirt Action vai fazer um teste com a moto do Sandro de novo. Vamos ver o que eles vão dizer. Falou?
Abração

Wander
10-08-2004, 12:11
mas Marcão como fica a durabilidade dessas máquinas ????

marconu
10-08-2004, 12:19
Essa é uma ótima pergunta Wandão. Os dois manos meus que estão com estas motos fizeram a preparação há muito pouco tempo. Assim, não tenho base ainda da durabilidade. Mas prometo que vou informando assim que as coisas forem acontecendo, ok? Abração

[Edited on 10-8-2004 by marconuwr]

Camacho
10-08-2004, 12:31
Wandao, um amigo meu fez a tornado 330 no polaco e nao durava nada.... nao sei se foi azar, mas, a moto voltou 3 vezes pro polaco em menos de 3 meses e o cara que usava nao andava no limite.
Duas vezes foi por aquecimento, a moto começou a fumar e quando abriram tinha ovalizado o cilindro. Nas 2 vezes teve que trocar pistao/aneis e retifica.

Na outra vez soltaram os prisioneiros do cabeçote.

Estranho é que normalmente falamos que se aumentar a potencia na parte de cima, a parte de baixo acaba sofrendo e quebrando antes da hora, mas, no caso dele a parte de baixo nao sofreu nada.

Talvez tinha que melhorar a refrigeraçao, usar um oleo melhor e melhorar a carburaçao, que talvez estava dando falta superaquecendo o motor.

Eu andei nessa 330 e gostei... é facinho de tocar e da pra andar rapido.

Wander
10-08-2004, 12:37
Para a trilhinha do Final de Semana, aquele lazer com os amigos, estou quase convencido que a Tornado é uma das melhores opções hoje.

E acho que para isso o kit 293 cc seria a melhor saída, me parece que ele não exige tanto assim da máquina, ai basta trabalhar a suspensão/cdi/curva e ponteira e pronto, vc está com um brinquedinho e tanto.

marconu
10-08-2004, 12:41
Wander, depois a gente marca uma trilha e você experimenta minha. Ela tá com o motor 293, curva e escape, ignição, filtro, suspensão traseira race tech e dianteira valvulada. Aí você tira suas conclusões, ok? Abraços

Wander
10-08-2004, 12:43
Blz marcão, mas dei umas voltas na do Roni lá no BOR e a minha impressão "preguistica" foi das melhores.........hehehehe

marconu
10-08-2004, 12:47
Show, então!! Ah, só para comparar, a diferença de uma tornado original para a 293 em potência é menor que a da 293 para a 330 e 360, isto é, a impressão do aumento de potência dos dois canhões é maior.
Abraços

Zenha
10-08-2004, 12:48
Tops man é verdade fui lá no enduroesp e vi, eu participo desta copa quando posso, veja la´estou eu no ranking senior 19º lugar, tá bom só fiz quatro etapas quebrei em todas, vou tentar ir aí , se minha filha estiver nascido e tudo correr bem , com certeza eu vou, falou um abraço
Zenha

Panga®
10-08-2004, 12:53
Só para apimentar um pouco mais o tópico, sei que o papo aqui é Tornado, mas já está em desenvolvimento um kit de preparação para a XT225, que irá aumentar sua cilindrada para 350cc, se não me engano.
O protótipo está sendo desenvolvido aqui na PG, mas ainda não sei em que pé se encontra o processo, assim que tiver maiores informações eu coloco aqui.
Se tudo der certo com esse projeto a briga com as tornados pode ficar mais interessante, já que o custo de uma XT225 é menor, pois se encontra dessas motos desde 97, como a minha.

marconu
10-08-2004, 12:57
Tomara que dê certo!! Mas nao podemos esquecer de que a ciclística da XT vai ter que ser bem modificada, já que as suspensões têm curso muito reduzido se comparadas às da tornado. Se isso for acertado, vai ficar uma puto motoquinha (tive uma em 1999 e adorei a danada!). Abraços

Panga®
10-08-2004, 13:07
Então Marco, eu juntamente com meu mecânico que tb anda de XT estamos estudando alguma coisa para a suspensão da XT que realmente deixa muito a desejar, nisso acredito que precisaríamos de uma empresa especializada para pôr a mão.
Mas falando em motor acredito que deverá agradar a muitos que ainda não têm condições de arcar com o custo de uma tornado ou uma especial, talvez possamos ganhar uma nova opção.
Voltando para a suspensão, como a dianteira é a mesma da DT200 acredito que não tenhamos dificuldades em encontrar uma solução, o problema se encontra na traseira, que pode ser melhorada com o amortecedor da própria tornado.
Enfim, querendo, podemos encontrar a solução.

Zenha
10-08-2004, 13:16
Vocês conseguiram me deixar curioso, tenho vontade de andar nesta 360 para saber como é, mas Marcão e a altura da Tornado com que faz, com estas suspensões melhora e outra coisa vcs já pesaram ela depois de depenada, qual peso , no minimo deveria ser uns 125kg, mais que isto é muito pesada. Não que eu duvide de vc , mas ela é mais forte que uma 250f ? Qual 250 uma YZ250F por exemplo? Verdade cara ? Será que seu parametro não esta errado não, as vezes a 250 estava com algum problema sei lá...

TopsMan
10-08-2004, 14:33
hey Zenha, faz uma força pra vir pra Monte Carmelo, como vc, eu faço algumas provas do Circuto... em araguari fiquei em 15º na Novatos nacional e ganhei até um trofeuzim mixuruca...hehehehe... mas esse ano eu troquei de moto e estou com pouca folga de grana, to fazendo só as provas mais perto daqui.

Bem... em relação a parte de baixo da Tornado, realmente eu tbem acho q essas preparações de 330 ou 360 devem forçar d+ essas estruturas, principalmente embreagem...

Aqui no monte tem uma 330 preparada por um mecanico local (Juninho) q já está com 8 meses e apesar de uns problemas iniciais está aguentando firme e o dono enrola o cabo sempre....

Marcão.... me diz uma coisa: que Kit 293cc tu colocou?? o da Master ?? Ficou shown mesmo, eu uso minha tornado só pra trilhas e enduros, e acho q esse kit 293 e mais uma trabalhada na suapa dianteira vai resolver meu caso de vez, dá pra dar mais detalhes ??? Qto tempo, tu colocou? o q fez no carburador ?? trocou giclagem? a embreagem tá beleza ? a moto bebe muito ??? me conta ai.... :P

Roni
10-08-2004, 14:38
Zenha, o todo poderoso querendo andar de Tornado??? Eu não acredito!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Wander
10-08-2004, 14:52
Poxa Zenha o TopsMan COME vc e ainda faz algumas provinhas

hehehehehehehe

Aureo Ribeiro
10-08-2004, 15:43
Originalmente colocado por zenha2
Vocês conseguiram me deixar curioso, tenho vontade de andar nesta 360 para saber como é, mas Marcão e a altura da Tornado com que faz, com estas suspensões melhora e outra coisa vcs já pesaram ela depois de depenada, qual peso , no minimo deveria ser uns 125kg, mais que isto é muito pesada. Não que eu duvide de vc , mas ela é mais forte que uma 250f ? Qual 250 uma YZ250F por exemplo? Verdade cara ? Será que seu parametro não esta errado não, as vezes a 250 estava com algum problema sei lá...

Zenha, esse é o problema .. o PESO ... se não fosse isso eu nem pensava em mudar de moto ... a minha depois de preparada e depenada .. só não tirei o farol, pesa 134 kg com 4 litros de gasolina no tanque, vazia seria +- 131 kg.

[Editado el 10-8-2004 por Aureo Ribeiro]

Predador
10-08-2004, 15:58
Por aí novato especial e nacional é separado? Aqui é tudo junto, em todas as categorias, tô de 180 na júnior, junto com o que tiver...

Seguinte: a suspensão dianteira da XT225 e da DT200 pelo que sei não são iguais, a DT200 tem um curso apenas um pouco menor que a Tornado. Se não me engano, XT = 215mm, DT200 = 245mm (certeza), Tornado = 250 ou 255mm.

O que peca na 200 é a calibragem, não a falta de curso.

TopsMan
10-08-2004, 16:40
Predador, categoria novato é separado, mas depois de novato anda todo mundo junto seja a moto nacional ou importada, é +/- assim:

Master - mistura nacional e imp. - São os VIPs do enduro
Senior - Idem - Acham q são VIP.
Over 35 - Idem - Mas só os véim....
Junior - Tudo misturado tbem...
Novato Importada - Só Roias c/ motos importadas
Novato Nacional - Só Roias c/ motos nacionais

Zenha
10-08-2004, 17:44
Roni não vou andar de Tornado não, é muita moto para mim neste momento, vou andar de Agrale, faço questão, vou provar para uns caras daqui que moto é bom mas o que importa é piloto, vc vai ver...

Zenha
10-08-2004, 17:48
Wander porque o tops me come? não entendi?
Tops eu fui lá em Araquari, mas acabou a gasolina na primeira etapa e na segunda furei o pneu, alias não estou tendo sorte em Delfinopolis quebrei, Araxa fundiu o motor, Uberaba dei socorro para um amigo e abandonei a prova...

marconu
10-08-2004, 18:34
Primeiro, mamãe zenha: quanto ao peso, a 360 do meu amigo tem rodas completas de CR e ele tirou todos os apêndices inúteis numa moto de cross - alças para o garupa, suportes de pedaleira, protetor de motor original (fez um de alumínio), suportes de motor também fez de alumínio, chicote elétrico -menos a partida elétrica, é claro - etc. Com isso, a moto, sem gasolina pesa, mesmo com o kit 360, ao redor de 120 kg, só com o óleo. Quanto à altura, a traseira permanece na algura máxima original e a dianteira foi regulada para que ela obedecesse a ciclística original, ou seja, regulando-se a altura das mesas chegou-se à altura máxima normal da moto (como se ficassem as duas suspensões esticadas ao máximo, o que normalmente a suspensão original não fica. Assim, ela fica alta, mas não se altera a boa capacidade de curvas da moto. Quanto à força do motor, eu "achava" que ela andava como uma 250 F em baixas e médias rotações, em alta ela perde (que é o forte da 250 F). Já o Rodrigo Siqueira comparou a moto com a RM250 Z dele e ele disse para o Rogério (aí não sei se foi para agradar) "Em força, ela só perde um pouco em alta para a minha moto em razão do limitador agir muito antes. Não imaginava que a moto pudesse ficar tão boa". São palavras do piloto na hora da corrida.
Sabe mamãe, apesar da tecnologia mais ultrapassada, temos que lembrar que as Tornados das quais estamos falando têm 330 e 360 cilindradas e são bastante fuçadas. A RMZ e a YZF, apesar de modernas são 250 cilindradas e originais. Há uma certa lógica.Não estou dizendo que elas venceriam uma corrida contra elas (não acho que ganham), mas sim que os motores são extremamente fortes, só isso. Ok?

Tops, eu tenho o kit 293 do Pedrão de São Carlos (PC Motocross), mas ele é igualzinho ao da Master. Eu coloquei em Fevereiro e até agora tá belezinha. Eu também faço trilhas, mas as trilhas de Taquá, na maioria são cabo enrolado. Eu gostei bastante do Kit porque a moto fica com bastante torque, facilitando a pilotagem. Mas não é tanta diferença assim. Ela bebe um pouquinho a mais que a original (de 1 a 2 km/l a menos dependendo da pilotagem, ou seja, uma bobagem numa moto que tem um consumo tão bom como a tornado). Quanto à suspensão, não tenha dúvida, a traseira TEM que ser race Tech. A dianteira até pode ser valvulada por aquelas que imitam a race tech, mas a traseira não tem o mesmo efeito, vai por mim, já tentei vários até ficar contente. Guarde uma grana e pode colocar a Race sem medo, certo? Qualquer dúvida, é só gritar.
Abração

[Edited on 10-8-2004 by marconuwr]

Wander
10-08-2004, 18:49
Foi uma Piadinha Zenha devido o jeito que ele escreveu ok

"hey Zenha, faz uma força pra vir pra Monte Carmelo, como vc, "

Originally posted by zenha2
Wander porque o tops me come? não entendi?
Tops eu fui lá em Araquari, mas acabou a gasolina na primeira etapa e na segunda furei o pneu, alias não estou tendo sorte em Delfinopolis quebrei, Araxa fundiu o motor, Uberaba dei socorro para um amigo e abandonei a prova...

TopsMan
11-08-2004, 15:38
Hey Wander rs*rs*... a frase completa é " como vc, faço algumas provas..." no sentido de "Do mesmo jeito q vc, faço algumas..." sem segundas intenções OK ??? nada de viadagem !!!

marco, mais uma duvida: vc sabe a marca do pistão do kit ??? primeiro fiquei sabendo q tinha q ser uma marca boa (pro-x ou wiseco) mas depois me disseram q isso é em 2t, em 4t manda mais são os aneis.... verdade isso ??? o kit da Master é bão ??? Parece q o cara lá da Master é bom entendedor da coisa, alguem sabe se essa fama condiz c a qualidade do q ele vende ???

Zenha
11-08-2004, 16:55
Tá bom entendi, mas vem me comer vem, que vai rolar capoeira, jiujitsu, karate, judo, boxe etc, etc, etc...Só depois que vc me cansar que rola...

Wander
11-08-2004, 17:20
hua hua hua hua hua

Valeu Zenha e Topsmann

Roni
11-08-2004, 20:19
Topsman, eu fiz um trampo na Master...e ficou show de bola! inclusive quem me indicou a Master foi o Rubens da RS1.
Realmente o Alejandro conhece do que faz!!!

apalareti
11-08-2004, 21:47
É as tornados estão chique!! Quantas opções!!!!

marconu
12-08-2004, 0:24
Originally posted by TopsMan
Hey Wander rs*rs*... a frase completa é " como vc, faço algumas provas..." no sentido de "Do mesmo jeito q vc, faço algumas..." sem segundas intenções OK ??? nada de viadagem !!!

marco, mais uma duvida: vc sabe a marca do pistão do kit ??? primeiro fiquei sabendo q tinha q ser uma marca boa (pro-x ou wiseco) mas depois me disseram q isso é em 2t, em 4t manda mais são os aneis.... verdade isso ??? o kit da Master é bão ??? Parece q o cara lá da Master é bom entendedor da coisa, alguem sabe se essa fama condiz c a qualidade do q ele vende ???

O kit da master é muito bom, os anéis são da Cofap e o pistão é da Mahle/Metal Leve. O da Wisecco é o kit 285. É mais caro, mas um pouco mais resistente. Quanto ao que importa ser o anel, não é bem assim. As duas peças são importantes, já que, em caso de falha do material de um deles, compromete o outro e também o cilindro. Quanto à qualidade você pode comprar sem medo, ok? Grande abraço

Zenha
12-08-2004, 11:05
É interessante, mas não seria mais legal vc pegar e pagar 7500 numa dr350 que anda mais, freia mais, tem suspensão pronta, é mais leve e não tem gambiarra?

Aureo Ribeiro
12-08-2004, 13:16
??? dr 350 .. taí ... não tinha lembrado ... mas ela tem susp. com regulagem igual à 400? e partida elétrica?

marconu
12-08-2004, 13:27
Mamãe zenha, aí existem vários fatores que podem fazer você pensar. Primeiro, a Tornado que é uma moto nova (inclusive zero), que você pode financiar, comprar peças em revendas Honda que existem em qualquer lugar e você vai equipando aos poucos e de acordo com o seu bolso. Ela original já é bastante legal para trilhas, mas pode ficar bem pró. Esta moto de que eles estão falando, a 360 é feita para andar no Cross, coisa que a DR 350 passa longe se deixar ela original. A DR 350 não é mais fabricada e é importada, o que restringe a motos usadas, peças importadas e compras à vista. Lembre-se que o financiamento, hoje, é a maior arma de quem fala que quer comprar uma tornado. Assim, temos ums série de coisas a serem consideradas. É lógico que a DR é uma puta moto, mas temos que achar uma em bom estado e para trilhas apenas. No cross, ela toma um pau homérico das tornados mexidas.
Falou?

Abraços

TopsMan
12-08-2004, 14:06
é isso mesmo q o marco falou, veja bem zenha, meu caso:

Moro em uma currutela no interior de minas gerais, aqui tem UMA con$$ecionária Honda apenas, nem Yamaha tem.... Suzuki ou outra imp. nem sonhando.
DR350 só usada e as mais próximas estão em Uberlândia, a 120km daqui, vai q eu pego uma DR350 dessas... e peças ??? Toda vez q precisar de uma vou pagar frete, sem falar q vou ter q esperar 1 dia pela peça pra no outro dia montar na moto, outra coisa: mercado.... e se eu precisar vender essa DR350 ?? Vou ter q manda-la pra Udi, 120 km de novo, dar comissão pra garajeiro.... Tornado não, é só eu abrir a boca q acho pretendente na Tornada...

São muitos fatores q os mortadelas quebrados como eu levam em conta antes de comprar uma moto.... e acho q tem muita gene q nem faz essas continhas básicas ....

Zenha
12-08-2004, 17:05
Ta bom , ta bom não vou mexer com vocês tornadeiros de carteirinha, mas no intimo ainda acho melhor uma importadinha usada.
Na verdade fiz uma trilha este fim de semana numa Agrale muito novinha, caras e eu sei que vcs vão me matar, esquartejar em praça publica, queimar os restos .................................................. .................................................. .............mas achei que ela melhor que uma Tornado, ai , ai , ai, falei merda, vou apanhar eu sei...

SandroX
12-08-2004, 17:11
Em terra de cego quem tem um olho é rei....
Me diz o que tem no mercado em linha p/ brigar com a Tornado??? Nada!!!
Tá explicado!!! Financiamento e peça na mão manda muito. Concordo.

Ale Primo
12-08-2004, 20:06
[quote]Originalmente colocado por zenha2
Ta bom , ta bom não vou mexer com vocês tornadeiros de carteirinha, mas no intimo ainda acho melhor uma importadinha usada.

UFA!!!!!!!!!
Eu tava ficando preocupado!!!!!!!!!:P:P